7.16.2008

ESPELHO DOS SONHOS

“Quando viu seu rosto apaixonou-se pela própria imagem e permaneceu nessa posição até morrer. Narciso morre de sede ao beber a sua imagem...”
(Dicionário de Mitologia Grega – O Mito de Nasciso).
Fui límpida e minhas águas refletiam as belezas e encantos da terra que banho. Cantadores, contadores e crianças sempre me admiraram. Pela noite adentro, travadores e namorados me confiavam seus segredos e eu os guardava como se fossem meus. Poucos sabem, mas já fui comparada aos lagos suíços e D. Pedro II me apelidou de “Lago dos sonhos”. Muitos dizem que minha beleza é tamanha e que por vezes sou um magnífico lugar paradisíaco. Como tenho orgulho de todos os amigos que tenho. Porque só morre de sede quem não tem amigos, ou quem só gosta de si, assim como Narciso.
A lua, esta é a principal testemunha. Toda noite cintila a beleza harmônica e os encantos que possuo. Outra tarefa da minha amiga lua é harmônica e os encantos que possuo. Outra tarefa da minha amiga lua é encantar as pessoas. Como num passe de mágica elas são trazidas, quase que hipnoticamente ao meu leito, para contar suas histórias e fazerem a historia do lugar onde vivo.
A madrugada enevoada pela umidade, fazia os encontros dos namorados serem mais intensos e românticos, mais afastavam de minhas margens as senhoras “fofoqueiras” que toda noite me visitavam e sussurravam cada história.
Evanildo Riscado da Silva, um dos moradores mais antigos, quase toda noite me presenteava com suas melodias. Ele e seus 13 irmãos se reuniam em minhas margens para tocar modinhas. Enquanto a viola tocava, outros papeavam e as crianças brincavam até adormecer no colo das mães. Namoradores que eram certa vez me pediram que mantivesse em segredo tudo o que acontecia ali, e assim eu fiz.
“Quando jovens fazemos grandes tolices, e eu como não podia diferente, trazia a morena Regina, minha namorada, para cantoria, mas a levava cedo para casa. Depois me encontrava com a Maria, linda ruiva dos cabelos encaracolados. Mas tarde, dava uns beijos na Renata, e só voltava para casa lá pela manhã, acompanhada da mulata Rita. É... Só a Lagoa podia entender o meu sufoco”, lembrou Evanildo.
Não era só o clarão da lua, mas também o companheiro sol que compartilhava ao meu lado tantas histórias incríveis.
Como sabemos os banhistas quase sempre extrapolam e acabam e acabam tendo que ser salvos. Certa vez, um grupo de rapazes que comemoravam por terem se formado no curso de Educação Física começam a competir para saber quem chegava mais longe nadando em minhas águas. O que já se podia imaginar é que um dos rapazes acabou quase se afogando por causa desta brincadeira. Brincadeira boba por sinal.

Moradores e turistas procuram à praça central para apreciar toda beleza que envolve o local. De um lado, os bares, com jeito de pé-sujo, para beber a velha e boa cachacinha feita na região: do outro o Yatch Club de Lagoa de Cima, lugar certo para os esportes náuticos, o banho, a pesca e para acampar. Em cima do belíssimo morro, as igrejinhas dos padroeiros São Benedito e Santa Rita são os símbolos da religiosidade, uma grande extensão verde de mata atlântica preservada é envolvida pela água limpa despejada pelos rios Urubu e Imbé, que descem do alto da Área de Preservação do Imbé, que através das minhas águas, que possuem cerca de 20 quilômetros quadrados de extensão, completam o quadro de belezas naturais e culturais da região.
Passo por um período em que tendo minhas águas turvas devido a grande poluição do meu leito. Mas, hoje, ainda posso oferecer, a todos que me buscam harmonia, descanso, alegria, frescor e uma bela companhia. Meus amigos agora me preservam para que as futuras gerações possam conhecer um livro sobre mim. Quantas recordações eu vivi e quantas ainda poderei viver.

Exibir mapa ampliado
Para quem ainda não me visitou, eu estou localizada no distrito de ibitioca, 30 km de distância da cidade de Campos dos Goytacazes, no interior do estado do Rio de Janeiro. Para facilitar, é só pegar a estrada saindo do Centro de Campos, seguir pela rodovia BR-101 em direção ao Rio de Janeiro e entrar à direita na localidade de Tapera. Depois de seguir por mais 19 km de estrada você poderá me dá o prazer de sua companhia.
Venha quando quiser!
Acesse também...
robertomoraes.blogspot.com/2007_03_01_archive...

Nenhum comentário:

Downloads de Midis VSTs Manuais Loops etc